terça-feira, 1 de janeiro de 2008


Nerds: a discriminação.

-Ufa, ainda bem que consegui. – Coloquei a prova dentro da mochila

-Ei Gabriel, tirou quanto? – Um colega meu se aproxima

-Ah, 9! E mesmo assim foi um erro horrível sabe? Quando terminei fazer o cálculo...

-Aff, seu nerd. Vai beber, pegar alguém, aproveitar a vida.

Nada respondi.

Horas se passaram, o professor enfim concluiu sua aula, todos colocaram seus materiais dentro da mochila e se prepararam para sair.

-Gabriel, ei, aqui – Um outro colega meu me chamara

-Fala – Disse eu, demonstrando estar com pressa

-O pessoal vai ao boliche hoje, quer ir? Depois vamos dar uma volta.

-Ih cara, não da, desculpa.

-Por quê?
-Tenho que terminar meu dever, trabalho e quero enfim zerar o jogo que peguei semana passada.

-Você é muito nerd mesmo né? Vai comer alguém. – E saiu.

Nerd. Você é um nerd? A maioria das pessoas se sentiria ofendida, falaria um rápido “Não”.. Por que a sociedade não gosta dos Nerds? Por que logo eles são as maiores vítimas dos Bullyng? Qual o motivo, afinal, de tanto ódio com as pessoas que tem gostos diferentes?

A raiz do preconceito com os Nerds é a mesma de todas as formas de discriminação: O desrespeito com as pessoas diferentes. A ideologia do “você não é igual a mim, é inferior”. A mesma raiz da perseguição contra negros pela Ku Klux Klan, contra judeus, ciganos, deficientes e homossexuais pelos Nazistas. E outros diversos casos.

Mas afinal, o que é um Nerd? Pela concepção atual, nerd é aquele que estuda muito, geralmente gosta muito de computadores e hardware em geral, joga videogame, lê excessivamente e em alguns casos gosta de Animes. Mas há duas ‘ramificações’ dos nerds: Os Geeks, que são fascinados pela computação, e os Otakus, que gostam muito de Animes.

O preconceito contra Nerds ocasionou em milhares de suicídios e depressões, o Bullyng é tido como um dos motivos mais traumatizantes na vida de um adolescente. O fato de ser discriminado por suas opiniões e gostos acaba fazendo pessoas se sentirem culpadas e esconder suas verdadeiras aspirações para não sofrerem também.

Qual o recado de um Nerd para todas as pessoas que tem preconceito? É muito simples: Vocês não têm idéia do como é horrível se sentir inferior, chorar escondido por ser diferente, querer ser feliz com seus gostos, querer jogar, escrever, ler, viver em paz e não poder. Olhar para o céu a noite e se sentir estranho. Sentir que sentar para ler, jogar, escrever algum verso, não é o certo. Querer andar na rua de cabeça erguida, fazer sucesso, ser normal. E apenas por que as pessoas acham que não é certo não querer sair e beber até a noite acabar, que é importante não se preocupar com provas, com livros, apenas com músculos, com cabelos, com corpos, a procura da perfeição física, enquanto todas as palavras que saírem dessas pessoas apenas visam atingir alguém, não fazer nenhum sentido, apenas ‘abalar’, fazer sucesso, sair ‘pegando’.

2 comentários:

orteipps disse...

Simples, oras
quem vai ter um emprego melhor que o deles vai ser o que estudou toda a vida =D

Mas tudo em excesso, faz mal. Tipo,
você pode deixar pra depois um estudo, ou zerar SMG (k outro dia

mas nem sempre seus amigos vão estar lá pra você sair, ou coisa do tipo, ah
você entendeu

/o/

Ana disse...

Comentei esse seu texto lá na comunidade dos nerds.Leia lá.Se quiser eu até apago o que escrevi.