terça-feira, 30 de outubro de 2007

Morra! Mas fique vivo, por favor


-Matar é errado?
Imediatamente a sala fica em um silêncio fúnebre, aquela pergunta, cuja resposta parecia óbvia, pegou de surpresa a maioria dos alunos.
-Sim, é errado - Alguns alunos se destacam tentando argumentar sobre isso, outros apenas concordam com a cabeça
-Matar Assassinos é errado? - O professor novamente surpreende a sala
Dessa vez não houve consenso, muitos diziam que eles mereciam a morte, outros falavam que não importava o que eles fizeram, a morte nunca é a solução.
- Aposto que peguei vocês, se matar é errado, e todos concordam com isso, por que matar assassinos pode não parecer errado? - O professor estava determinado a obter alguma resposta concreta da sala
-Por que eles tiraram outras vidas humanas, e ao fazer isso eles acabam merecendo a morte , pois eles também não tinham o direito de fazer tal coisa... - Começa um aluno
-Então quer dizer que a saída para julgar assassinos é se igualar a eles? - Um outro aluno intervia na conversa, com um tom de indignação
O professor, até então parado a frente da classe, vira-se e escreve de modo que todos podiam ver, pois ocupava a maior parte do quadro negro:
Matar assassinos é errado?
A classe agora estava calada, os alunos que outrora estavam discutindo se viam pensativos, como se com o tempo pudessem obter uma resposta para a questão.
-Quando você participa de um concurso, jogo, competição...Você de certa forma não quer que seus concorrentes percam?
A sala consentiu.
-Quando você analisa a ficha criminal de alguns serial killers você não acha tão repulsivo a ponto de desejar que tal pessoa nem tivesse nascido?
A sala concordou novamente
-Então pense, é correto matar quem já matou?
A sala não tinha uma resposta.

Na história acima a questão principal é: "É correto matar quem já matou"? É correto tirar a vida de uma pessoa que em alguma situação acabou tirando a de outra?


[Continua...]

Nenhum comentário: