domingo, 4 de novembro de 2007

Terra, planeta água?



Olá.
Bem, eu sei que não é quem era de se esperar, como nosso amigo Gabriel, mas o que importa é que ao menos temos um post no dia de hoje. Me chamo Otávio Machado, e agora sou mais um escritor deste "Diário Secreto, nem tão diário, ou ao menos secreto", como diria nosso mestre.

O fato é que desde que comecei a ler o blog, me apaixonei pelo modo de escrever do Gabriel, e logo pedi para também participar. De braços abertos ele me acolheu, então vamos logo começar a pensar.

Nestes dias, estava sem nada para fazer, então comecei a "futricar" no Orkut, ato banal, mas deveras comum nos tempos de hoje. Vi logo de cara, que alguém tinha escrito alguma coisa na comunidade "Economize água". Entrei e vi o relato de um garoto, bem dizer homem, expressando sua angústia quanto a falta de respeito do ser humano para com a natureza.


Um pedido simples.


Não vou pedir que deixem de usar seus maravilhosos automomóveis. Nem que deixem de produzir com suas grandiosas indústrias. Muito menos pedir que parem com o desmatamento generalizado. Pois o ser humano com sua magnífica inteligência há de evoluir, embora não tenha aprendido a fazê-lo sem destruir o meio onde vive. Numa era em que o tempo de vida tornou-se o limite do homem, todos querem viver seus minutos, dias, anos intensamente, custe o que custar, mesmo que este valor seja pago não por eles, e sim pela Natureza. A esperança em um mundo melhor sempre existirá, embora eu não acredite nesta possibilidade. Pois qualquer ser é egoísta por natureza, e o homem bate todos os recordes. Ninguém deixará de aproveitar o que lhe vier para que não falte ao próximo. E é por isso que não peço nada daquilo que disse lá em cima, pois sei que seria em vão. O que peço é simplesmente o nome desta comunidade: Economize água. Não deixarás de desfrutar deste bem maravilhoso, digamos que o bem mais precioso que a Natureza dá aos seus seres. Deixarás apenas de colocar fora este tesouro que nutri a todos e suas esperanças. Continue com seu egoísmo, não dê o que é seu ao próximo, decole com seus automotores seja para chegar na sua importantíssima reunião ( hoje o tempo vale muito mais que dinheiro ), seja para pegar um vento na cara, ou pra impressionar as gatinhas. Continue a comprar a melhor tecnologia produzida. Mas lembre-se que esta água que corre pelas torneiras que deixas abertas enquanto lavas teu carro, tomas banho, lavas a louça, bom, esta água pode faltar pra muitos (quem sabe pra ti mesmo) em um futuro talvez próximo, talvez distante, mas certamente um futuro onde nem o seu carro tunado pagará por um leve galão de água potável.


Pode-se ver que ele expressa sua raiva quanto o uso desmedido de água e a indiferença do homem, enquanto todos os meios de comunicação imploram a conscientização de todos. A sua indignação era tanta, que ele chegou a cometer certos equívocos. Não digo apenas erros gramaticais, mas também não soube acertar o alvo, talvez o que onde realmente ele queria chegar.

Logo de começo, ignorem o 'automomóveis', não estou aqui para corrigir sua aparente redação.

Não vou pedir que deixem de usar seus maravilhosos automomóveis. Nem que deixem de produzir com suas grandiosas indústrias. Muito menos pedir que parem com o desmatamento generalizado.

Neste primeiro trecho, ele cometeu o maior equívoco: ele quer que paremos de gastar água em demasia, mesmo com milhões de automóveis, milhares de grandes industrias e com contínuo desmatamento? Ou ele deseja um milagre divino, ou perdeu o tema do texto logo de cara. É SIM preciso pedir que deixem de usar seus "maravilhosos" automóveis, que deixem de produzir com suas "grandiosas" indústrias e que o desmatamento ACABE. Senão, só vamos regredir.
Como fazer? Para isso, existem bicicletas, máquinas manuais, ou outros materiais que possam substituir a madeira.

Pois o ser humano com sua magnífica inteligência há de evoluir, embora não tenha aprendido a fazê-lo sem destruir o meio onde vive.

Sim, o ser humano SEMPRE está evoluindo, como qualquer outra espécie viva. Na nossa época atual, eu só chamaria evoluir, no momento em que aprendermos a fazê-lo sem destruir o meio ambiente. O resto, é apenas regressão.

Numa era em que o tempo de vida tornou-se o limite do homem, todos querem viver seus minutos, dias, anos intensamente, custe o que custar, mesmo que este valor seja pago não por eles, e sim pela Natureza.

A vida É o limite de cada ser humano, embora você possa não concordar. Cada um quer SIM viver seus minutos, dias e anos intensamente, porém sem estar consciente que os outros, iguais a ele, pagarão por isso. Como eu disse há pouco, não é a natureza apenas que pagará por seus atos desmedidos, mas sim seus descendentes, bisnetos, netos ou até seus filhos.

A esperança em um mundo melhor sempre existirá, embora eu não acredite nesta possibilidade. Pois qualquer ser é egoísta por natureza, e o homem bate todos os recordes. Ninguém deixará de aproveitar o que lhe vier para que não falte ao próximo.

Bom, quanto a isso, você pode se considerar MUITO pessimista, Murilo. Se você acha que o mundo não tem salvação, pegue uma arma e se mate, porque não temos lugar para quem quer nos colocar para baixo. Otimismo e esperança são nossas armas, nossa energia para por em prática a AÇÃO. O homem não é egoísta por natureza, a não ser que você mesmo seja. Se você não sabe compartilhar nada com ninguém, então não sei o que você está fazendo em uma comunidade que é para o bem de todos.

é por isso que não peço nada daquilo que disse lá em cima, pois sei que seria em vão. O que peço é simplesmente o nome desta comunidade: Economize água. Não deixarás de desfrutar deste bem maravilhoso, digamos que o bem mais precioso que a Natureza dá aos seus seres. Deixarás apenas de colocar fora este tesouro que nutri a todos e suas esperanças. Continue com seu egoísmo, não dê o que é seu ao próximo, decole com seus automotores seja para chegar na sua importantíssima reunião ( hoje o tempo vale muito mais que dinheiro ), seja para pegar um vento na cara, ou pra impressionar as gatinhas. Continue a comprar a melhor tecnologia produzida. Mas lembre-se que esta água que corre pelas torneiras que deixas abertas enquanto lavas teu carro, tomas banho, lavas a louça, bom, esta água pode faltar pra muitos (quem sabe pra ti mesmo) em um futuro talvez próximo, talvez distante, mas certamente um futuro onde nem o seu carro tunado pagará por um leve galão de água potável.

Desculpem pegar esta parte enorme do texto, mas é literamente porque ele "encheu lingüiça", e tudo fala da mesma coisa. Pra começo de conversa, os "carros tunados" e as indústrias PRECISAM de água para funcionar. Enquanto houverem milhões de carros circulando pelo planeta, também haverá um desperdício de água generalizado. Se você acha que tudo é em vão, por que pombas você escreveu todo este texto? Por que você gastou seu "precioso" tempo para tentar conscientizar pessoas cujas quais você não acredita que tenham o poder de mudar este planeta?
De que adianta, você escrever um texto enorme, com alguns equívocos, eu sei, mas feito de coração, para nada? Para guardar como um arquivo do word e deixá-lo lá, mofando? De que serviu? Para poder mandar sua raiva embora?
Se ele não acredita no homem, então seria melhor ele estar escrevendo seu testamento, e comprar galões e mais galões de água para ele e para seus filhos, já que, como ele disse, o homem é egoísta por natureza.

A pergunta é: O homem pode realmente "evoluir" sem desmatar?

Um comentário:

Tiny Sales disse...

Otávio, oi! ^^
Sei que você não me conhece nem eu te conheço, então, peço desculpas logo de cara pela intromissão.
Mas é que eu achei que você pegou muito pesado com o Murilo, é esse o nome não?
Ele só estava revoltado, como tantos brasileiros e quis demonstrar isso postando aquilo que lhe estava engasgando.
Com certeza ele não é este pessimista que você pensa, senão não teria se dado ao trabalho de escrever tudo aquilo.
Queria muito falar com ele, se você pudesse me dizer em que comunidade o encontrou ficaria grata. ^^
Ah! E aproveitando a oportunidade: me chamo Christina mas pode me chamar de Tinynha, muito prazer! Vamos ser colegas de equipe então é bom que sejamos amigos, não acha? ^^
Então, ok. Espero informações sobre o garoto. =]